Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

"Amigas e Rivais" Volta á Tela do SBT Nesta Segunda 14h15 da tarde

Karla Tenório, Thaís Pacholeck,Cacau Melo e Lisandra Parede Divulgação / SBT


Produzida pelo SBT, Amigas e Rivais, escrita por Letícia Dornelles, reestreia na segunda-feira, 25 de abril, às 14h15, substituindo Pérola Negra, que chega ao fim no dia 26 de abril. Com direção de Henrique Martins, integram o elenco Cacau Melo, Thierry Figueira, Thaís Pacholek, Raoni Carneiro, Jayme Periard, Beto Marden, entre outros. A novela conta a trajetória de quatro belas jovens na faixa dos vinte anos, cujos destinos se cruzam. Elas têm sonhos, desilusões, amores, dramas, alegrias, tristezas e classes sociais diferentes. Mais do que amigas, são irmãs. E também rivais em disputas amorosas e pessoais. 
A trama se passa na fictícia cidade de São Carmo e na Praia Dourada, onde a rica família Delaor passa os finais de semana. Nicole trabalha como empregada doméstica na mansão Delaor, e sonha com a carreira artística.  Ela vai a São Paulo em busca da realização de seu sonho. Por lá conhece Raí, que se apaixona por ela e vai atrás da jovem quando ela retorna a São Carmo.  Nicole é alegre, simples, batalhadora, e dedica sua vida a dar conforto à mãe, Amanda, e ao irmão menor, Rafael. 
Na volta de Nicole a São Carmo, a amizade com Laura fica abalada ao descobrirem que gostam do mesmo rapaz: Beto. Mas os sentimentos de Laura ficam divididos entre pai e filho, já que ela também é assediada por Roberto Delaor, o pai de Beto. 
Em casa, Laura vive o drama de conviver com Pedro, o pai fraco e derrotado, que é humilhado pela mulher, Alma, perua vulgar e cruel. Laura vive conflitos com a irmã Andréa, tão fútil e irresponsável quanto a mãe. Laura é a típica garota de classe média que quer vencer na vida por meio do esforço. Séria e sensível, Laura é bolsista e cursa a Faculdade de Informática. 
Na Faculdade, Laura conhece Helena Delaor, filha do dono de uma Financeira. A troca de insultos marca o início do relacionamento entre as duas. Laura estende a bandeira branca e aproxima-se de Helena, criando um forte laço de amizade. 
Helena é a pobre menina rica, que sofre calada o peso de ter perdido a mãe e de ver seu pai se casar com uma alpinista social quatro meses após ficar viúvo. Helena preenche seu tempo fazendo compras, em farras e diversões. Ele namora Armando, mas apaixona-se pelo boxeador Raí. Olívia, melhor amiga de Helena, é outra Barbie girl. Rica, fútil, a decisão mais importante que toma durante o dia é saber onde vai beber champanhe à noite. Em conflito com os pais, Olívia mora com a família Delaor. Trata Roberto como seu segundo pai. Olívia entra em choque quando descobre que é soropositiva. Apaixona-se pelo rapaz mais hostilizado da faculdade, Ulisses, “o feio”. 
A grande vilã da trama é Rosana Delaor, segunda mulher de Roberto Delaor. Por trás da máscara de mulher perfeita, Rosana esconde uma alma criminosa e sem escrúpulos. Ela envenena Patrícia, primeira mulher de Roberto, para ficar com o caminho livre e se casar com o ricaço.  Já instalada na mansão da família, descobre-se apaixonada pelo enteado, Beto. E passa a ter um envolvimento amoroso com o rapaz. 
Mocho e sua turma destrambelhada formam o núcleo cômico da novela. Cabeleireiro muito macho, ele não consegue emprego porque os maridos das clientes têm ciúmes do seu alto poder de sedução. Mara, sua mulher, decide que Mocho deve “virar gay” para conseguir emprego no salão de Gardênia. É então que nasce a personagem Jacarandá, Jackie para os íntimos. Mocho é a raposa no galinheiro. Ataca todas as clientes. Mas não resiste ao charme da viúva Yolanda Montini. O fiel escudeiro de Mocho é Juca, aprendiz de malandro, que vira professor de etiqueta do salão.
 

Perfil dos Personagens / Atores



Nicole Pereira (Cacau Melo) - Romântica, sonhadora, batalha pelos seus sonhos. Não leva desaforo para casa. Começa a trama como doméstica da mansão Delaor. Vê-se envolvida na morte do marginal que tenta estuprá-la. Foge do interior para a capital. Conhece o boxeador Raí, que se apaixona por ela. Denunciada, volta e defende-se da acusação. Apaixonada por Beto, filho do patrão. Consegue realizar o sonho de ser uma cantora de sucesso. 

Raí Sugar Baby (Thierry Figueira) - Bonito, simpático, envolvente, vitorioso, batalha pelos seus sonhos. Boxeador, Raimundo Dias usa o nome profissional de Raí Sugar Baby quando sobe aos ringues, em homenagem ao boxeador Sugar Ray Leonard. Torna-se um grande nome do esporte. Apaixona-se por Nicole, mas namora Helena. 

Laura Gonçalves (Lisandra Parede) - Boa filha, estudiosa, quer vencer na vida pelo próprio esforço. Começa a trama com a família desabando. O pai tenta o suicídio após perder o emprego. A mãe tem um caso com um garotão. Na faculdade, apaixona-se por Beto. Para sustentar a família, Laura trabalha para Roberto Delaor, inimigo de seu pai, de quem chega a ficar noiva. Mas a suspeita de que pode ser filha de Roberto afasta o casal. Sofre inúmeras tentativas de assassinato. 

Beto Delaor (Daniel Ávila) - Bom moço, inteligente, excelente caráter, trabalhador, cumpridor dos seus deveres e da sua palavra, discreto, não gosta de chamar a atenção. Filho de Patrícia e Roberto Delaor. Irmão de Helena. Noivo de Alessandra, que morre assassinada por Rosana. Consolado pela madrasta, acaba envolvendo-se com ela. Mas apaixona-se por Laura. Trabalha como vice presidente da Financeira Delaor. E faz pós-graduação em Direito Internacional. 

Olívia Villar (Karla Tenório) - Olívia tem uma energia sexual intensa. Agride antes de ser agredida. Começa a trama abandonada pela mãe e rejeitada pelo pai. Leva uma vida promíscua de sexo, drogas e muita farra. Contrai o vírus HIV. Enfrenta o preconceito. Apaixonada por Beto. Descobre o amor verdadeiro com Ulisses, o Feio, o rapaz mais hostilizado da faculdade. A novela terá um merchandising social sobre a preocupante doença. 

Ulisses Barreto, “O Feio” (Joaquim Lopes) - Começa a trama como um rapaz feio e desengonçado, motivo de chacota na Faculdade. Mostra-se um excelente caráter e ótimo coração. Verdadeiro amigo de quem precisa. Solitário. Casa-se com Olívia e apoia a jovem na luta contra a Aids. Ulisses fecha a história como ídolo das mulheres. Sem perder o jeito desastrado e cômico de ser. 

Helena Delaor (Thaís Pacholek) - Barbie girl, fútil, rebelde, promíscua e agressiva. Só dá valor ao dinheiro, poder e status. Massacra os empregados da família e colegas pobres. Namora Armando, sem saber que é traficante. Apaixona-se por Raí. Viciada, é internada numa clínica de reabilitação. Descobre a verdade sobre a madrasta e encontra um novo amor. 

Armando Tavares (Raoni Carneiro) - Bonito, sedutor, bem educado, não estuda, nem trabalha. Vive de empréstimos e pequenos golpes. Seu sonho é casar-se com Helena Delaor e voltar à vida farta. Playboy falido, não perde a pose. Finge-se de rico para manter a amizade com Beto e impressionar Helena. Armando envolve-se com Ciro, agiota e traficante, para quem passa a fazer serviços sujos em troca do pagamento de suas dívidas. 

Mocho dos Anjos (Jandir Ferrari) - Divertido, líder do núcleo de humor. Mocho não consegue emprego como cabeleireiro por ser muito macho. Cria o personagem gay Jacarandá para trabalhar no salão de Gardênia. Mocho tem um romance com Yolanda. Em casa, veste camiseta regata, cueca samba-canção, sapato e meia. Gosta de pagode. Mas  quando vira Jacarandá é uma mistura de trio elétrico baiano com árvore de Natal da Disney. Vira uma “manteiga derretida”. Vive apanhando de suas mulheres. Descobre que tem um irmão gêmeo milionário, o Manoel Coimbra. 

Mara dos Anjos (Mika Lins) - Mulher de Mocho. Amiga para todas as horas, seu grande sonho é ser mãe, mas não consegue. Depois de alguns tratamentos, decide adotar uma criança. Mulher de Mocho, tem a ideia de fazer o marido se passar por gay para conseguir emprego no salão de Gardênia. Nem desconfia de que colocou a raposa no galinheiro. 

Yolanda Montini (Lu Grimaldi) - Viúva, divertida, foguenta, faz de tudo para conquistar o amor de sua vida: Mocho. Perua assumida, destrambelhada, decide virar escritora de livros de auto-ajuda. Tem uma tatuagem no pé: ”Mocho, amor profundo, amor eterno”. 

Roberto Delaor (Jayme Periard) - É o príncipe maduro na vida de qualquer mulher. Pai de Helena e Beto. Viúvo de Patrícia, casou-se com Rosana. Apaixonou-se por Laura, jovem de vinte anos. De origem humilde, tornou-se dono da próspera Financeira Delaor, que construiu com o próprio esforço. 

Rosana Brito Delaor (Talita Castro) - Perua luxuosa, vulgar, dona de um ego forte, possui poder de comando, dramática, expressiva nos sentimentos. Adora sair em colunas sociais. Não é aceita no High Society, que reconhece de longe um tipo como o dela. De origem desconhecida, Rosana casou-se com Roberto Delaor, após envenenar a primeira mulher dele, Patrícia. Rosana vive em pé de guerra com os enteados Helena e Beto. Até se apaixonar por Beto, com quem vai morar. A grande vilã. 

Pedor Gonçalves (Umberto Magnani) - Simples, prático, fiel. Excelente pai e marido, vive para a família a quem tem devoção. Marido de Alma, pai de Laura e Andréa. Pedro é rejeitado pela mulher e pela caçula. Só recebe afeto de Laura. Pedro não reage aos problemas. Deixa-se abater mais e mais. Não tem a agressividade e o comportamento direto que sua mulher Alma cobra dele. 

Alma Gonçalves (Tânia Casttello) – Espontânea, franca, direta, confiante, conquistadora. Casada com Pedro, mãe de Laura e Andréa. Vive em conflito com o marido e a filha mais velha, Laura. Identifica-se com a mais nova que tem o mesmo gosto pela liberdade que ela. Sustenta um garotão, Ricardo. No passado, teve um caso com Roberto Delaor. 

Andréa Gonçalves (Ana Paula Grande) - Filha caçula de Alma e Pedro, irmã de Laura. Bonita, glamurosa, patricinha, rebelde, odeia estudar. Inveja a irmã. É aliada da mãe. Rejeita o pai. Vai se envolver com um playboy que faz dela gato e sapato. Andréa é violentada e engravida. Passa por situações dramáticas ao longo da trama. 

Manoel Coimbra (Jandir Ferrari) - Irmão gêmeo de Mocho, rico, problemático. Pede ao irmão para trocar de identidade com ele a fim de resolver questões familiares. Em troca, dá uma alta quantia ao falido Mocho. 

Germano Coimbra (Hermano Moreira) - Playboy, herdeiro de Manoel, vive nas colunas sociais e boates. Vai se relacionar com Andréa, a quem conhece numa boate. Ele violenta a jovem e a engravida. Diversos conflitos surgem a partir desse episódio. 

Tamara Coimbra (Ana Cecília) - Filha de Manoel Coimbra, sobrinha de Mocho. No passado, perdeu um namorado para Helena. Desde então, torna-se sua rival. Tamara apaixona-se por Armando. Com a morte do rapaz, Tamara entra em depressão e vai morar em Nova York. 

Inês Coimbra (Carol Badra) - Mulher de Manoel, mãe de Germano e Tamara. Fútil, esnobe, odeia São Carmo. Na troca de identidade dos gêmeos, sofre nas mãos do bonachão Mocho, que ela pensa ser seu marido “piorado”. 

Juca Ramos (Flávio Guarnieri) - Casado com Teodora, banca o santinho, mas quando decide soltar a franga, ninguém mais o segura. Parceiro de trapalhadas de Mocho. Quando o amigo inaugura a clínica de estética Mocho’s Beauty Center, Juca vira professor de etiqueta. Mente para Maria que é fazendeiro e solteiro.

Sheyla Shirley (Marcelo Szykman) - Gay afetadíssimo, manicure do salão da Gardênia. Seu sonho é ser rainha da Bateria da Escola de Samba da cidade. Mas fica em segundo lugar no concurso porque tem “duas polegadas a mais”. 

Gardênia Taylor (Josmar Martins) - Gay afetadíssimo. Dono do salão de beleza onde Mocho vai trabalhar quando decide fingir-se de gay. Apaixona-se por Raí, que descreve como tendo “olhos cor de mel cercados de abelhinhas por todos os lados”. 

Padre Emiliano (Renato Scarpin) - Ético, responsável, conselheiro de todas as personagens. Vê-se em conflito pessoal quando percebe o amor da jovem estudante Mônica por ele. 

Mônica Rossi (Renata Ricci) - Aluna da faculdade, melhor amiga de Laura. Conhece o padre Emiliano, por quem se apaixona. 

Amanda Pereira (Nara Gomes) - Mãe de Nicole e Rafael. Maltratada pela vida, desiludida, foi pai e mãe para os filhos depois que o marido a abandonou. Ex-cozinheira da família Delaor. Comadre e amiga de Mocho e Mara. Vai se apaixonar por Pedro. 

Rafael Pereira (Pedro Paulo Rossa) - Irmão de Nicole, divertido, bom filho, torce pelo romance dela com Raí, que é seu ídolo. 

Carlota Mendes (Flávia Pucci) - Governanta da família Delaor, é guardiã de importante segredo que lhe foi conferido por Patrícia Delaor em seu leito de morte. Carlota sempre cuidou de Helena e Beto como se fossem seus filhos. Leal ao patrão Roberto, não critica seu segundo casamento, embora mantenha viva na casa a memória da falecida. Elegante, arrepia-se com a vulgaridade de Rosana. 

Maria Alves (Ana Olívia Seripieri) - Empregada serelepe da mansão da família Delaor. Fofoqueira, idolatra Rosana. Vive levando bronca de Carlota para que tenha um comportamento à altura da família a que serve. Tem devoção por “santos exóticos”, como Nossa Senhora das Peruas. Desesperada para casar. Conhece Juca e mente que é filha do embaixador do Brasil no Zimbabwe. 

Oscar (Bruno Lopes) - Playboy inconsequente, promessa de vilão. Aluno da faculdade. No passado, teve um romance com Mônica. Apronta todas, sem perdão. Sua maior vítima é Ulisses, o Feio. Oscar descobre que Olívia é soropositiva. E espalha a notícia para a faculdade inteira, para humilhar a moça. Fingido, faz-se de arrependido para conquistar a amizade de Ulisses, que já está enturmado. Oscar tenta se reaproximar de Mônica. Tem um caso com Helena. 

Alessandra Tavares (Suzana Alves) - Irmã de Armando, noiva de Beto. Alessandra não concorda com as mentiras do irmão, mas ajuda-o a fingir-se de rico. Alessandra descobre que Rosana matou a mãe de Beto. Rosana decide matá-la para garantir seu segredo e também para tirá-la de seu caminho na disputa por Beto. 

Ângela Moraes (Hylka Maria) - Melhor amiga de Rosana, cúmplice de muitos pecados e crimes. Sedutora, arrojada, pistoleira, pega carona no poder da amiga para conseguir o que deseja, incluindo homens e lucros. No fundo, tem inveja de Rosana. 

Patrícia Delaor (Adriana Quadros) - Falecida mulher de Roberto Delaor, mãe de Helena e Beto. Foi envenenada por Rosana, que desejava seu lugar. No leito de morte, contou um segredo à governanta Carlota. 

Ricardo Lopes (Reinaldo Ritts) - Namorado secreto de Alma, é sustentado por ela. O relacionamento entra em crise quando Pedro é demitido e a fonte seca. 

Chacal (Marcelo Galdino) - Bandido cúmplice de Valdir na tentativa de estupro a Nicole. 

Miguel (Gilmar Guido) - Dono do bar frequentado pelo núcleo de Mocho. 

Caetano (Walter Cruz) - Médico da cidade. 

Ana Paula (Adriana Del Claro) - Secretária da Financeira Delaor. 

Gustavo Villar (Lui Strassburger) - Pai de Olívia, marido de Susana, cai na farra quando a mulher o abandona. Egoísta, nunca se preocupou com a filha. Entra em crise ao descobrir que Olívia é soropositiva. 

Susana Villar (Deborah Scavone) - Mãe de Olívia, abandonou o marido e a filha para viver com o personal trainer. Odeia a filha. 

Nídia Barreto (Nany Di Lima) - Mãe de Ulisses, deficiente visual. 

Stallone (Roberto Marques) - Treinador de Raí. 

Frank (Thiago Tenório) - Marido de Marilu, deixa a mulher no interior e vai para São Paulo tentar a vida. Envolve-se com Nicole, mas é ignorado. 

Marilu (Ana Fuser) - Casada com Frank, vive no interior. O marido vai tentar a sorte na capital. Como ele para de dar notícias, Marilu viaja até São Paulo e descobre que Francisco já não a ama mais. Marilu pensa que o marido a trai com Nicole. 

Rodrigo (Beto Marden) - Primo de Armando e Alessandra. Estudante de direito, ele tem bom coração. Apaixona-se por Andrea e fará de tudo para proteger a amada. 


Ficha Técnica

Escrita por: Letícia Dornelles Baseada no original de: Alejandro PohIenz Supervisão de texto: Thereza di Giacomo Cenografia: João Nascimento Arte: Denise Dourado Figurino: Gilda Bandeira de Mello Direção de fotografia: Elvio Guedes Sonoplastia: José Carlos Jardim e Genivaldo Rodrigues Supervisão de edição: Alan Diniz Produção executiva: Delvair Thomazelli Direção musical: Caion Gadia Supervisão de operações: Sérgio Farrajota e Orlando Afonso Direção de elenco: Fernando Rancoleta Direção: Jacques Lagoa e Lucas Bueno Direção geral: Henrique Martins Gerência de produção:  Daniel Scherer Direção geral de teledramaturgia: David Grinberg 

Um comentário: